terça-feira, 27 de dezembro de 2011

sustentabilidade

MEIO AMBIENTE:

Meio ambiente é um conjunto de condições de ordem química, biológica natural, físico, cultural, artificial que seja constituído pelos recursos naturais e do trabalho, como o solo, a água, o ar, a flora e a fauna, e sua correlação dos elementos que compõe a natureza. A circunvizinhança de todos os componentes do meu, os recursos naturais os seres humanos. O meio ambiente é necessariamente algo que faz parte de nossas vidas e de que também fazemos parte. Quando se pensa em meio ambiente devemos ter um pensamento mais amplo onde contempla todos os aspectos, água, rios, igarapés, os ecossistemas, o solo, rochas, vegetação, atmosfera, energia e seres vivos e não-vivos.

SUSTENTABILIDADE:

È a capacidade de superar os problemas ambientais presentes no meio social garantindo uma vida saudável para as futuras gerações. Para que uma empresa ou mesmo um povo obtenha a sustentabilidade é necessário que seja garantido algum requisitos como: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo,culturalmente diverso até que se chegue a um desenvolvimento sustentsavel viável para a mioria dos habitantes e que cumpra com as leis de preservação dos recursos naturais. Para que seja garantido um desenvolvimento sustentável e necessario fazer :

-Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha, entre outros;
- Coleta seletiva de lixo;
- Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares;
- Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;
- Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica,
solar e geotérmica.
- Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel;
- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água;
- Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por
bicombustíveis;
- Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo;
- Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô);
- Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro;
- Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas);
- Combate ao
desmatamento ilegal de matas e florestas;
- Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais;
- Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos;
- Manutenção e preservação dos ecossistemas.
- Valorização da produção e consumo de alimentos orgânicos.
- Implantação, nos grandes centros urbanos, da técnica do
telhado verde.

O tema da sustentabilidade implica a necessidade de se multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação ambiental em uma perspectiva integradora. E também demanda aumentar o poder das iniciativas baseadas na premissa de que um maior acesso à informação e transparência na administração dos problemas ambientais urbanos pode implicar a reorganização do

Poder e da autoridade. Existe, portanto, a necessidade de incrementar os meios de informação e o acesso a eles, bem como o papel indutivo do poder público nos conteúdos educacionais, como caminhos possíveis para alterar o quadro atual de degradação socioambiental. Trata-se de promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade de a população participar em um nível mais alto no processo decisório, como uma forma de fortalecer sua co-responsabilidade na fiscalização e no controle dos agentes de degradação ambiental.


ESCOLA SUSTENTAVEL

Quais são os benefícios de se tornar uma “Escola Sustentável”?
Os benefícios começam com atingir as seguintes metas:

  1. Redução da produção de lixo em 50%

  2. Redução da sujeira jogada no chão do pátio em 50%

  3. Redução no desperdício e uso de água em 15%

  4. Redução do gasto de energia em 10%

  5. Expansão da área de jardins em 20%

  6. Aumento da biodiversidade na escola em 50%

A escola sustentável busca ensinar as crianças a viver dentro dessa lógica. Produzir ao invés de consumir e gastar. Só assim será possível difundir o conceito e aplicá-lo. Isso quer dizer que nosso foco deve estar em obter o que precisamos no presente sem comprometer a estrutura para que as gerações futuras possam fazer o mesmo.

. É preciso mudar o foco e escolher temas que ofereçam as ferramentas para construir um futuro sustentável. Isso envolve um aprendizado contínuo e interdisciplinar. E o meio-ambiente pode fazer essa ponte! A eco-alfabetização traz em si mesma conceitos básicos da sustentabilidade. Programas que descobrem a natureza pela ciência, matemática, literatura, arte e ciências sociais permitem investigações práticas e encorajam avaliações críticas fundamentais para que tenhamos adultos capazes de viver de forma sustentável. A reorientação da educação envolve não somente aumentar o conhecimento do aluno, mas incentivar o desenvolvimento de habilidades e valores que motivarão para estilos de vida sustentáveis. Já está comprovado que elevar o grau de instrução das pessoas não é suficiente para alcançar sociedades sustentáveis. Por isso estamos aqui. Nós e você. A escola-sustentável propõe uma educação básica que inclua o ensino de valores, a promoção do cuidado com o planeta, o cuidado com as pessoas e a partilha justa de recursos.










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